NÃO CONFUNDA CRONOGRAMA DE OBRA COM PLANEJAMENTO!

24/01/2019

O planejamento é uma dos momentos mais essenciais de uma obra, precisa ser engendrado e moderado por um profissional ou equipe treinada, para atingir o propósito de desempenhar todas as etapas do construção dentro do tempo certo.

Só que vários engenheiros, arquitetos, e estudantes, acreditam que o cronograma é o planejamento da construção e vice-versa, e nesse texto eu vou escancarar precisamente os motivos de que o cronograma não é ação de planejar.

Pode ser que você está ai pensando "Como assim o cronograma não é planejamento, é evidente que é!".

Tá bom, eu sei que o cronograma é a parte mais fundamental do procedimento de planejamento de uma construção, visto que é a manifestação da sequência das atividades, dos vínculos entre elas, da data de começo e fim, e um dos pontos essenciais para uma boa elaboração de orçamento de obra. Porém o que você necessita compreender é que o cronograma de uma construção é um estágio do planejamento, que tem diversos estádios dentro.

Para você alcançar a realizar o cronograma, há diversas rotinas anteriores que precisam ser cumpridas, diversas delas melhores condutas de gestão de projetos. Por exemplo, antes do cronograma você precisa montar a conhecida EAP (estrutura analítica de projeto), que servirá como princípio para sequenciar as atividades do seu calendário.

Após a criação do cronograma, você vai utilizá-lo para permitir o avanço físico financeiro no decorrer de toda a sua obra, frequentemente semanal.

Esse é o período de controle, só que a cada avanço você precisa realizar uma avaliação do esperado em comparação com o executado, e distinguir a obrigação ou não de se replanejar com o intuito de atingir a data de finalização da sua obra.

Um instrumento que é produzido após a estruturação do cronograma e que a auxilia demais a realizar a avaliação é a curva S de avanço físico financeiro.

Você além disso vai realizar o planejamento das suas aquisições, das suas compras de matérias-primas, recrutamento de serviços, muitas vezes do laudo técnico de reforma.

É por causa disso que cronograma não é planejamento, o cronograma é somente uma das diversas estágios de planejamento de uma edificação.

O macete deste texto é que a variante final aprovada de um calendário de uma edificação tem uma linha de base salva para o controle futuro.

No Brasil passasse pouquíssimos dias planejando as obras, o que gera complicação no manejo e gastasse bastante tempo no decorrer da atividade.

Em quase todas cidades (pode ser que aí na sua tenha!) há diversas obras que começaram e não terminaram, não é mesmo?

Tenha em mente, quanto mais adequado o planejamento no começo maior a possibilidade de êxito de uma construção.

Gostou desse texto? Faça parte do nosso grupo de apaixonados por construção civil que tem como objetivo aumentar a qualidade das obras do nosso país por meio da educação.

Clique no curtir, se inscreva em nosso diário online, e ative as notificações para ganhar conteúdo em primeira mão.

Muito sucesso e até o próximo artigo!

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora